* GENERO TEXTUAL RELATO
Estava se aproximando das férias, quando meu pai decidiu visitar minha vó na Bahia em pleno 2016.Começamos a arrumar as malas, pois estaríamos indo de madrugada e foram 2 dias de viagem no carro. Ao acordarmos, nós nos despedimos de meus avos por parte de mãe e colocamos as malas de mão dentro do carro e as outras na parte de trás, após tudo estar arrumado, nossa viagem estava prestes a começar.
Como era de madrugada ainda, eu e minha irmã aproveitamos para dormir mais um pouco, mas a minha mãe decidiu permanecer acordada para ajudar o meu pai a continuar acordado enquanto estivesse no volante. Ao longo do caminho, passamos por diversos postos de gasolina, roças, restaurantes e lanchonetes de beira de estrada e passamos por diversas cidades também, cidades que nunca tinha ouvido falar, tiramos fotos, demos diversas risadas e conversamos muito, foi muito divertido, mas estava prestes a acabar.
Ao chegarmos lá, nós tiramos todas as malas do carro e fomos para dentro. Estava tarde, então fomos comer alguma coisa para em seguida irmos dormir, pois teríamos uma semana bem cheia. Acabamos visitando muitos familiares, rios, cachoeiras, roças e pude fazer novas amizades, fazendo a semana passar voando. Quando faltava apenas dois dias para voltarmos para casa, começamos a arrumar as coisas, fomos a feira e ao mercadão da cidade, para comprar algumas coisas que estavam faltando e para comprar algumas lembrancinhas para os familiares. No outro dia, pegamos nossas coisas, nos despedimos nos e retornamos para casa.
*Identificação de texto
O relato é um gênero textual com características predominantemente narrativa.
Segundo Michaelis (2015). Relato significa ato ou efeito de relatar, relação, ou exposição escrita ou oral sobre um acontecimento; narração, descrição, informação.
Texto produzido nas aulas de técnicas de redação, na Escola Celestin Freinet, sobre a orientação do professor Esp. Flávio B.S. dos Santos.
* Objetivo do gênero textual
1- Conhecer o gênero textual Relato.
2- Estimular o interesse por esse gênero.
3- Estudar suas características.
4- Estabelecer semelhanças e diferenças com outras modalidades textuais.
5- Compreender e Interpretar textos de diversos gêneros.
6- Identificar e caracterizar a tipologia narrativa.
7- Desenvolver habilidades de escrita.
8- Aplicar os conhecimentos gramaticais
*Fonte
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. “Mini Aurelio: o dicionário da língua portuguesa “8 ed. Curitiba ,2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário